terça-feira, 2 de abril de 2024

Cadáver à Beira-Mar

Eu morava à beira do Mar Negro, em Yalta, quando era bem pequeno. Eu tinha cerca de cinco anos quando me deparei com algo que ainda persiste em me assombrar nas noites.

Eu adorava passear pela praia. Sendo uma criança independente, eu era autorizado a ir ao mar sozinho. Desde tenra idade, fui envolvido pela misteriosa magia das águas infinitas. Muitas vezes, eu conversava com o mar, e parecia que ele respondia. Não me recordo se já me questionei sobre o que sua vastidão escondia, e isso nem foi necessário. O mar revelava tudo por si só.

Como mencionei, eu gostava de vagar pela praia deserta - onde havia poucas pessoas, mas muitas curiosidades. Essa praia estava vazia porque o fundo era coberto por pedras afiadas, e a costa estava coberta de arbustos espinhosos. Grandes pedras lisas, lambidas pelas ondas, emergiam da água. Foi justamente por sua solidão que esse lugar me atraía. Sentindo-me como um explorador em terra proibida, eu caminhava de sandálias pelo areal molhado, pegando galhos de medusas mortas, arremessando-os de volta ao mar com movimentos ágeis, revolvendo os ninhos de caranguejos na beira d'água, procurando as conchas mais extravagantes na areia para minha coleção doméstica. O mar era generoso em presentes, se você soubesse visitá-lo.

Assim, naquele dia, seguindo minha rotina, eu passeava pela praia deserta quando reparei, não muito longe, em um imenso cadáver. Ao me aproximar, fiquei perplexo: era um verdadeiro tubarão! Um tubarão-comum, mas para um garotinho rechonchudo como eu, era um autêntico monstro marinho. O peixe claramente já tinha vivido dias melhores: estava de barriga para cima há vários dias, até que finalmente foi lançado à praia. O tubarão exalava um cheiro desagradável, mas ainda assim era muito bonito. Formas elegantes e predatórias, uma cauda poderosa, a boca serrilhada - ela certamente foi uma ameaça para as sardinhas em vida.

Enquanto encarava maravilhado minha descoberta, um sopro de vento me atingiu com um arrepio. Tremendo, olhei ao redor, observei a água agitada e fiquei paralisado.

Algo se movia em direção à costa. Era branco e inchado. A cabeça redonda e cheia de protuberâncias não tinha cabelo, e em vez de olhos, tinha buracos negros. Provavelmente, isso já foi um humano, mas agora tinha pouca semelhança com as pessoas vivas. Os peixes tinham feito um trabalho árduo nele. Daquelas feridas abertas, carne pálida se projetava por meio de trapos.

Nua, a criatura emergiu da água até a cintura.

Eu, uma criança, naquela época não sabia nada sobre a morte e nunca tinha visto mortos. Eu estava tomado pela curiosidade. E estava terrivelmente assustado. Instintivamente, senti uma ameaça vinda daquela criatura. Eu precisava me esconder imediatamente. Mergulhei nos arbustos, atravessei suas garras cortantes e fiquei imóvel nas profundezas da folhagem, sem me mexer, sem respirar.

Ela permaneceu na água e balançou lentamente a cabeça, como se estivesse se examinando. Então, com um esforço evidente, começou a se mover, cortando a água com seu corpo volumoso. Estava indo na direção exata onde o tubarão estava deitado. A cada passo, o corpo se movia de maneira grotesca, tremendo como uma gelatina, a água escorrendo das feridas em seu abdômen. Tropeçando, o monstro avançava teimosamente. Eu observava, petrificado, incapaz de desviar o olhar.

A criatura mancava penosamente em direção à costa. Finalmente, ela, pesadamente, alcançou a terra firme, onde caiu de quatro, parecendo um bebê repugnante, e se arrastou até o peixe, cortando a pele sobre as pedras afiadas. Água turva escorria das feridas. O morto não se importava. Pressionando-se contra o lado do tubarão, começou a devorar ávidamente. Eu não podia ver isso, o corpo do peixe bloqueava minha visão, mas eu ouvia tudo claramente. Ouvi as mandíbulas podres se afundando na carne, enquanto mastigava mecanicamente, clicando os dentes. Um cheiro pútrido pairava no ar, e era difícil dizer se era mais forte do peixe ou do comedor.

De repente, os sons cessaram. Parei de respirar. Atrás do tubarão, surgiu uma cabeça branca. Seus olhos-buracos estavam fixos em mim.

Meu coração afundou no estômago; eu me levantei e corri. Perdi minha sandália no caminho, mas eu não me importei. Corri até que minha casa aparecesse. Lá, me escondi no armário e deixei as lágrimas rolarem. Eu era pequeno, assustado pela visão estranha e selvagem na praia. Se eu fosse mais velho naquela época, certamente teria enlouquecido.

Não contei a ninguém sobre esse incidente. Nunca mais fui ao mar e logo deixei a Crimeia para sempre.

Eu cresci, mas o medo das grandes águas nunca desapareceu. Esse encontro ainda assombra meus sonhos. Eu fico na praia, paralisado pelo medo, enquanto o afogado sai do mar, estendendo suas mãos inchadas para mim. Eu acordo e não consigo mais dormir, passando o restante da noite com cigarros e gin tônica.

E a noite me encara com seus olhos. Buracos em vez de olhos.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Escritor do gênero do Terror e Poeta, Autista de Suporte 2 e apaixonado por Pokémon